A+ / A-

Guimarães

Paróquia suspende catequese após acusações de castigos físicos

20 mai, 2024 - 19:33 • João Pedro Quesado

Segundo o "Jornal de Notícias", as crianças foram postas com os joelhos em cima das mãos durante a catequese de sábado.

A+ / A-

A paróquia de Nespereira, em Guimarães, anunciou esta segunda-feira a suspensão da catequese devido a "uma polémica". Em causa estão acusações de castigos físicos aplicados às crianças na catequese, avançadas este domingo pelo "Jornal de Notícias" e que já chegaram à Guarda Nacional Republicana (GNR).

Em comunicado publicado na rede social Facebook, a paróquia de Santa Eulália de Nespereira anunciou que "estas atividades ficaram temporariamente suspensas" depois de "uma polémica de que a Paróquia de Santa Eulália de Nespereira foi recentemente alvo".

"Durante esse período de suspensão, estaremos a avaliar a situação e a trabalhar para encontrar soluções adequadas", declara a paróquia, que promete reforçar o "compromisso com a segurança e o respeito à comunidade".

Segundo o "Jornal de Notícias", as crianças foram postas com os joelhos em cima das mãos durante a catequese de sábado. Isso provocou uma manifestação de alguns pais no domingo, frente à igreja, com a intenção de confrontar o padre Francisco Xavier.

De acordo com o "Notícias ao Minuto", seis pais deslocaram-se ao posto local da GNR ainda no sábado para apresentar queixa, que vai agora ser investigada pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Guimarães.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+