"Povo turco não é trabalhador"? Turquia é mais produtiva e trabalha mais horas que Portugal

17 mai, 2024 - 19:27 • Diogo Camilo

Palavras de André Ventura geraram polémica no Parlamento. Dados da OCDE colocam Turquia acima de Portugal na riqueza gerada por trabalhador e no número de horas de trabalho por semana.

A+ / A-

O líder do Chega, André Ventura, afirmou no Parlamento que o povo turco “não é conhecido por ser o mais trabalhador”, mas dados de produtividade no trabalho e de horas de trabalho por semana colocam a Turquia à frente de Portugal em matéria laboral.

Segundo dados da OCDE, a Turquia gera maior riqueza por trabalhador que Portugal, tendo ultrapassado o país em 2013.

A liderar o indicador estão a Irlanda e o Luxemburgo, seguido de Noruega e Suíça. Entre países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, Portugal surge no 30.º lugar entre 37 países, enquanto a Turquia está no 20.º lugar.

Portugal está ainda abaixo da média da União Europeia e da zona euro.

Segundo os dados de 2022, os turcos trabalham também mais horas por semana que os portugueses: uma média de 45 horas entre dependentes e trabalhadores por conta própria, o que faz da Turquia o 2.º país com mais horas de trabalho semanais.

Portugal está no top-10 entre os países da OCDE, com 40,3 horas de trabalho por semana, mas abaixo da Turquia e de outros países europeus, como Grécia e Polónia.

A liderar o indicador está a Colômbia, com 45,1 horas de trabalho semanais.

Durante o debate no Parlamento com o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, o líder do Chega, André Ventura questionou os dez anos previstos para a construção do novo aeroporto, falando do caso de Istambul e atirando que “turcos não são propriamente conhecidos por ser o povo mais trabalhador do mundo".

"Podemos ser muito melhores que os turcos, que os chineses, que os albaneses, vamos ter um aeroporto em cinco anos. O aeroporto de Istambul foi construído e operacionalizado em cinco anos, os turcos não são propriamente conhecidos por ser o povo mais trabalhador do mundo", afirmou Ventura, sob protestos de várias bancadas.

Após indignação das bancadas de PS, BE e Livre, o presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, pediu aos deputados para deixarem Ventura continuar a sua intervenção porque "o deputado tem liberdade de expressão para se exprimir".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+