A+ / A-

NBA

​Monsieur Wembanyama é o rookie do ano na NBA: entenda o fenómeno

07 mai, 2024 - 17:35

O primeiro francês da história distinguido com este galardão recebeu todos os votos de vencedor dos 99 jornalistas convocados para este histórico acontecimento.

A+ / A-

A NBA oficializou a vitória do poste francês para rookie do ano, uma distinção que premeia o melhor novato da liga. Os finalistas para este prémio eram Chet Holmgren (Oklahoma City Thunder), Brandon Miller (Charlotte Hornets) e Victor Wembanyama (San Antonio Spurs).

De acordo com fontes da NBA, Victor recebeu todos os 99 votos do primeiro lugar dos jornalistas. A última vez que houve uma votação unânime para este prémio decorreu na época 2015/16, altura em que o vencedor foi Karl-Anthony Towns, poste dos Minnesota Timberwolves.

Victor Wembanyama, um atleta com 2,24m, já reagiu no Instagram pessoal: “Eu nunca seria capaz de fazer isto sozinho. Dedico aos meus companheiros, a toda a equipa, treinadores, ao chef do refeitório, aos rececionistas da arena todas as noites, à organização dos Spurs, para os melhores adeptos do mundo que nos apoiam ganhando ou perdendo. E, por último mas não menos importante, para a cidade de San Antonio, encontrei um lar aqui. Obrigado a todos”.

Wembanyama foi a primeira escolha dos San Antonio Spurs no draft de 2023. O poste participou em 71 dos 82 jogos da época regular. Em termos de médias, registou por jogo 21,4 pontos por jogo, 10,6 ressaltos, 3,9 assistências, 3,6 desarmes de lançamento e 1,2 roubos de bola.

A NBA nomeou a época de rookie de Victor como a 10.ª melhor época de rookie de sempre. O francês, de apenas 20 anos, foi ainda surpreendido com um vídeo que contou com a participação de antigos rookies do ano. Entre eles, destacam-se LeBron James, Kevin Durant, Chris Paul, Shaquille O’Neal, Allen Iverson e David Robinson. Todos os jogadores deram-lhe os parabéns pela conquista, reforçando que este é apenas o início.

O benjamim dos Spurs tornou-se assim no primeiro francês de sempre a vencer o prémio de rookie do Ano, sendo que passou a ser também o terceiro na história dos Spurs a vencer aquela distinção, depois de David Robinson (1989-90) e Tim Duncan (1997-98).

Em termos de números, Victor é o primeiro jogador da história da NBA a registar 1.500 pontos, 700 ressaltos, 250 assistências, 250 desarmes de lançamento e 100 triplos convertidos em apenas uma época. Dentro de estatísticas anormais, Wembanyama tornou-se no jogador mais jovem de sempre a registar pelo menos cinco ações nos segmentos mencionados: o poste dos Spurs anotou 27 pontos, 10 ressaltos, 8 assistências, cinco desarmes de lançamento e cinco roubos de bola numa partida frente aos Los Angeles Lakers. Esta é uma estatística que apenas aconteceu 22 vezes na NBA.

O basquetebolista europeu é o segundo jogador da história da NBA a liderar no número de desarmes de lançamento por jogo na época de estreia. O último jogador a conseguir esse feito tinha sido Manute Bol, na época de 1985/86.

Em termos de performances ao longo da época, ‘Wemby’ colecionou 10 jogos com pelo menos 30 pontos e 20 jogos com pelo menos 25 pontos. O seu jogo com maior impacto foi a vitória por 130-126 frente aos New York Knicks, onde o poste francês fez 40 pontos e 20 ressaltos.

Recorde-se que o jovem francês foi o maior promessa desde Lebron James. Apesar de o sucesso da sua equipa não ter sido o melhor, existem muitas expectativas para o futuro de Wembanyama.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+