A+ / A-

Ferrovia

Fim de comboio entre Coimbra-B e Coimbra-A adiado para final de 2024

13 mai, 2024 - 18:32 • Lusa

Projeto de metrobus do Metro Mondego vai acabar com comboio no centro da cidade dos estudantes. Ferrovia vai ser substituída pelo autocarro antes da entrada em funcionamento do novo sistema.

A+ / A-

A ligação ferroviária entre Coimbra-B e Coimbra-A, que estava previsto encerrar no verão, no âmbito do projeto de metrobus, irá só fechar no final do ano, afirmou esta segunda-feira a vereadora da Câmara Municipal com a pasta dos transportes.

O fim do serviço ferroviário entre as duas estações, que estava previsto para "julho deste ano", passa agora "para o final do ano de 2024, sem qualquer interferência na previsão de entrada ao serviço do sistema", afirmou Ana Bastos, durante a reunião do executivo desta segunda-feira.

Nesse sentido, o adiar do fim desta ligação ferroviária, previsto no âmbito do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), não terá qualquer implicação nos prazos já definidos para a entrada ao serviço do "metrobus", que irá servir os concelhos de Miranda do Corvo, Lousã e Coimbra.

"Mantém-se a previsão de abrir ao serviço o trecho entre Serpins [Lousã] e o Largo da Portagem [Coimbra] no final de 2024 e o serviço na sua globalidade no final de 2025", disse a vereadora, referindo que essas informações foram prestadas na quarta-feira, no âmbito de uma visita do bastonário da Ordem dos Engenheiros ao SMM.

Segundo Ana Bastos, pretende-se com o atrasar desta frente de obra (em que será substituída a ligação ferroviária pelo "metrobus") "minimizar a perturbação na população associada à interrupção dos serviços e ao uso de transportes alternativos rodoviários, estando os trabalhos a serem programados de forma a limitar ao mínimo absoluto os seus prazos de execução".

A vereadora vincou que a reprogramação foi feita para "evitar que haja paragens inesperadas", estando todas as entidades envolvidas focadas em "prever e precaver qualquer imprevisto" para cumprir os prazos de execução definidos de um projeto cuja data de arranque tem sido recorrentemente adiada. .

Em dezembro, a Metro Mondego (MM) adjudicou o serviço rodoviário alternativo na ligação entre Coimbra-B e Coimbra-A (Estação Velha e Estação Nova, respetivamente).

Em janeiro, a MM continuava a apontar para o verão a desativação da ligação ferroviária, contestada por um movimento em defesa da manutenção daquele serviço.

O serviço alternativo prevê a possibilidade de "ser assegurado até ao final de 2025", altura em que se prevê que os troços urbanos do SMM (nomeadamente a ligação até Coimbra-B) estejam a funcionar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+