A+ / A-

Portugal conquista bronze na Taça das Nações de ciclismo de pista

15 abr, 2024 - 09:50 • Lusa

Prova no Canadá foi a última do período de qualificação para os Jogos Olímpicos. Portugal está em posição de apuramento nas disciplinas de madison (masculino) e omnium (masculino e feminino).

A+ / A-

Os portugueses Iuri Leitão e Ivo Oliveira conquistaram, no domingo, a medalha de bronze em madison das Taça das Nações de ciclismo de pista, em Milton, no Canadá, prova que fechou o período de qualificação para os Jogos Olímpicos Paris 2024.

Com 46 pontos, fruto de uma volta ao pelotão e pontos conquistados em sprints, a dupla portuguesa terminou na terceira posição numa corrida vencida pelos belgas Lindsay De Vylder e Robbe Ghys, com 67 pontos.

Na segunda posição, com 50 pontos, ficaram os neerlandeses Jan-Willem van Schip e Yanne Dorenbos, que ultrapassaram os portugueses no derradeiro sprint.

“Fizemos uma prova muito boa, sempre atentos ao desenvolvimento da corrida. Não conseguimos manter o segundo lugar no sprint final, mas estou muito satisfeito com o desempenho da equipa. Estamos de parabéns pelo trabalho desenvolvido”, disse o selecionador luso, Gabriel Mendes.

Na prova de omnium feminino, Daniela Campos foi 15.ª, depois de ter sido 17.ª no scratch, 15.ª na corrida de ritmo e 17.ª na eliminação, entrando para a corrida por pontos em 20.ª, subindo ainda cinco lugares.

“Foi a primeira vez que a Daniela fez uma prova da Taça das Nações e da qualificação olímpica. Superou um primeiro desafio na qualificação e depois procurámos fazer o programa de omnium com a maior segurança possível, porque bastava terminar para atingirmos os nossos objetivos”, referiu Gabriel Mendes.

O ranking olímpico será divulgado hoje e Portugal está em posição de apuramento nas disciplinas de madison (masculino) e omnium (masculino e feminino), mas, segundo a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), ainda aguarda confirmação da União Ciclista Internacional (UCI), que deve acontecer em 22 de abril.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+