A+ / A-

Dia Internacional dos Museus

Quadro “Descida da Cruz" de Domingos Sequeira exibido pela primeira vez publicamente em Portugal

18 mai, 2024 - 13:51 • André Rodrigues com Redação

O quadro de Domingos Sequeira está envolto em polémica desde o final de 2023, quando a então Direção-geral do Património Cultural decidiu autorizar a sua saída do país. Será exibido publicamente e de forma inédita a partir de 1 de junho no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto.

A+ / A-

O famoso quadro "Descida da Cruz", do pintor Domingos Sequeira, está exibido publicamente, este sábado, no Mosteiro de Leça do Balio, a sede da Fundação Livraria Lello, no Porto.

A obra, exibida pela primeira vez em Portugal, esteve envolta em polémica desde 2023, quando a então Direção-Geral do Património Cultural decidiu autorizar a saída do país, contrariando pareceres de especialistas.

Pedro Sobrado, presidente da Museus e Monumentos de Portugal, lembra que este momento é o ponto final numa longa polémica.

"Não é apenas o resgate de uma obra-prima da pintura portuguesa para o país. Não é apenas isso que nós hoje celebramos, mas que à pintura de Domingos Sequeira seja restituída, a sua função, ou melhor, o seu destino", refere. "O destino de uma obra-prima como esta é a atenção do público".

Até às seis da tarde, o quadro vai estar em exposição no Mosteiro de Leça do Balio, em Matosinhos, como forma de assinalar o Dia Internacional dos Museus.

De lá, segue para o depósito do Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, onde será exibido publicamente e de forma inédita a partir de 1 de junho.

Rita Marques, presidente da Fundação Livraria Lello, diz que este é "um compromisso de três anos" e pretende que a obra possa estar exibida no Museu Nacional Soares dos Reis "durante, no mínimo, seis meses, sendo certo que depois circulará por outros museus nacionais, tentando que chegue a todos".

Já para o diretor do Museu Nacional Soares dos Reis, António Ponte, esta é uma obra que acrescenta valor à instituição, uma vez que "a própria coleção do museu já tem na sua constituição um conjunto de obras do Domingo Sequeira", à qual "esta vem reforçar".

"Estes temas bíblicos, religiosos, eram os temas mais tratados pelos artistas do Romantismo e, portanto, esta será também a linha em que nós estamos a mostrar estas peças no Museu Nacional Soares dos Reis", explica.

"Descida da Cruz" é uma das referências maiores da pintura portuguesa do século XIX.

O quadro integra um conjunto de telas de Domingos Sequeira que com “Ascensão”, “Juízo Final” e “Adoração dos Magos” – que foi adquiria pelo Museu Nacional de Arte Antiga com recurso a doações – são trabalhos do artista feitos nos seus últimos anos de vida, em Roma, onde acabou por morrer em 1837.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+