A+ / A-

Autoridade da Mobilidade e dos Transportes

Relatório mostra que há cada vez menos comboios e cada vez mais atrasos

08 jan, 2024 - 06:39 • Sérgio Costa com Redação

Há uma clara deterioração do serviço desde 2019.

A+ / A-

Cada vez menos comboios e mais atrasados. É este o retrato do transporte ferroviário em Portugal feito pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes. O organismo alerta para a deterioração do serviço desde 2019 num relatório publicado no final de 2023.

A deterioração do transporte ferroviário é transversal a todos os serviços, desde os urbanos ao longo curso com cada vez mais ligações suprimidas.

Os utentes dos comboios urbanos da Grande Lisboa são os que mais se podem queixar quanto à redução da oferta. Na Fertagus, o número de composições suprimidas em 2022 mais do que duplicou face a 2021, e em comparação com 2019 houve 15 vezes mais ligações anuladas.

Nos urbanos do Porto a tendência é semelhante com 10 vezes mais ligações suprimidas em 2022 do que em 2019. No total, de acordo com o relatório divulgado pelo JN e já consultado pela Renascença, CP e Fertagus suprimiram mais de 12 mil e 200 comboios entre 2019 e 22.

Já os passageiros de longo curso têm mais reclamações na pontualidade. De acordo com o mesmo documento, a pontualidade total regista uma queda significativa de 65% para 44%.

O documento da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes conclui ainda que Algarve e Oeste têm a s linhas com capacidade mais desaproveitada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Petervlg
    08 jan, 2024 Trofa 12:04
    não era o PS que estava apostar na ferrovia? Principalmente este Pedro Nuno Santos.
  • EU
    08 jan, 2024 PORTUGAL 10:22
    Não foi o VAI FAZER TUDO que teve esta pasta?

Destaques V+