A+ / A-

I Liga

Famalicão-Sporting adiado por falta de policiamento. Liga exige abertura de inquérito urgente

03 fev, 2024 - 19:41 • Ricardo Vieira

Liga acusa de "total desrespeito" os agentes que meteram baixa médica de última hora, como forma de protesto, o que impediu a realização do jogo, por falta de policiamento. Ainda não há nova data para a partida, inicialmente marcada para este sábado e que também já não se realizará no domingo.

A+ / A-
Jogo Famalicão-Sporting marcado por confrontos e adiamento devido à falta de policiamento
Jogo Famalicão-Sporting marcado por confrontos e adiamento devido à falta de policiamento

É oficial. O jogo entre Famalicão e Sporting, da 20.ª jornada do campeonato, "foi adiado, por acordo dos clubes, para data a definir", informa a Liga de clubes, em comunicado. O organismo exige ao Governo a abertura de um processo de inquérito com caráter de urgência.

A partida, inicialmente marcada para este sábado, às 18h00, e depois para as 19h00, não se realizou devido a falta de policiamento. Treze dos 15 agentes da PSP destacados para o jogo meteram baixa médica.

Em comunicado publicado no site oficial, a Liga explica a decisão com o facto de "ter recebido informações por parte do responsável pela força policial presente no Estádio Municipal de Famalicão de que não existem condições de segurança para a realização do mesmo hoje [sábado] nem amanhã [domingo]".

A Liga denuncia que, na reunião de preparação na semana anterior, "foram garantidas, por parte das autoridades, todas as condições de segurança para a realização da partida", pelo que se diz "surpreendida" por, em cima da hora do encontro, não haver agentes da PSP suficientes para o efeito.

O organismo que organiza as competições profissionais de futebol em Portugal acusa os polícias de colocarem em causa a paz pública e a integridade física dos adeptos que aguardavam a entrada no recinto. Também classifica esta forma de protesto como "um total desrespeito por todos aqueles que, alguns percorrendo centenas de quilómetros, se deslocaram ao recinto desportivo".

A Liga repudia "que o futebol seja, em virtude da sua enorme visibilidade, instrumentalizado para a resolução de assuntos com os quais não tem qualquer relação, colocando em causa não apenas o normal desenrolar das competições profissionais mas também a preparação da participação internacional dos clubes presentes em provas da UEFA e, mais grave, a segurança dos adeptos que pretendem assistir aos jogos".

"A Liga Portugal exige ao Governo, em especial ao ministro da Administração Interna, a instauração de um processo de inquérito com caráter de urgência, de forma a apurar responsabilidades pelo sucedido, em defesa dos adeptos e das famílias, e informa que exigirá também, nas instâncias próprias, ser ressarcida pelos danos provocados por ações irresponsáveis às quais é totalmente alheia", pode ler-se.

Os adeptos de Sporting e Famalicão não chegaram a entrar no estádio e foram registados confrontos nas ruas da cidade.

O oficial de ligação aos adeptos do Famalicão ficou ferido com gravidade, após os confrontos, e teve de ser transportado para o hospital, segundo o jornal "A Bola".

A Liga Portugal "repudia os incidentes", no mesmo comunicado.

À entrada para a jornada 20, o Sporting lidera o campeonato, com 49 pontos, e o Famalicão ocupa a décima posição, com 22 pontos.

Para este sábado à noite está marcado o FC Porto-Rio Ave.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+