A+ / A-

Forças ucranianas recuam na frente de Kharkiv devido a ataques russos

15 mai, 2024 - 09:31 • Lusa

Segundo o Estado-Maior do Exército ucraniano, a Rússia está a obter "êxitos táticos" e cerca de 30 aldeias estão sob fogo.

A+ / A-

O Exército ucraniano anunciou terça-feira à noite que retirou forças de "certas zonas" da frente da região de Kharkiv, no norte, onde a Rússia lançou uma nova ofensiva a 10 de maio.

"Em certas áreas, perto de Lukiantsi e Vovchansk, em resposta ao fogo inimigo e a um ataque de Infantaria, as nossas unidades manobraram para posições mais favoráveis, a fim de salvar as vidas dos nossos soldados e evitar perdas. A batalha continua", afirmou o Estado-Maior ucraniano nas redes sociais.

Em Vovchansk, a maior cidade a ser atacada pela atual campanha russa, a situação é "crítica", admitiu na terça-feira o chefe da administração militar local, Tamaz Gambarashvili, referindo-se aos "bombardeamentos constantes" e aos combates "nos arredores da cidade".

Segundo o Estado-Maior do Exército ucraniano, a Rússia está a obter "êxitos táticos" e cerca de 30 aldeias estão sob fogo.

Cerca de sete mil pessoas foram retiradas dos locais que habitavam devido aos ataques.

Por outro lado, a Ukrenergo, a empresa pública de eletricidade da Ucrânia, anunciou aos consumidores que vai interromper hoje, durante determinados períodos de tempo, o fornecimento de eletricidade a particulares e empresas em todas as regiões do país, devido ao défice criado pelos últimos ataques russos.

A empresa já efetuou cortes controlados na noite de terça-feira para reduzir o consumo de eletricidade.

Desde 22 de março, a Rússia lançou cinco grandes ataques com mísseis e "drones" contra as infraestruturas elétricas ucranianas, destruindo grande parte da capacidade de produção.

O setor da eletricidade ucraniano está a trabalhar sem parar para reparar os danos causados e desenvolver novas formas de produção, com o objetivo de evitar os apagões que deixaram milhões de ucranianos sem energia durante semanas no outono de 2022.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+