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Especialista explica por que razão ponte de Baltimore colapsou

26 mar, 2024 - 12:28 • Hugo Monteiro

À Renascença, Pedro Pacheco explica a estrutura desta ponte e o porquê de ter colapsado praticamente na totalidade.

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Uma ponte “metálica”, em que a “rutura de um dos pilares”, leva ao colapso total.

Em entrevista à Renascença, o professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) Pedro Pacheco, especialista em pontes, explica que os regulamentos para a construção destas travessias preveem a capacidade dos pilares suportarem embates como o que ocorreu, esta terça-feira, na ponte Francis Scott Key de Baltimore. “Uma exigência que tem vindo a aumentar”.

O professor da FEUP descreve a estrutura como uma “ponte metálica”, que, quando há uma “rutura de um dos pilares”, tipicamente acaba por ruir na sua totalidade, “pelo menos nos vãos adjacentes”.

"Foi isso que aconteceu” em Baltimore, explica o especialista.

Pedro Pacheco diz que esta é “uma ponte em aço, treliçada”, ou seja, com um sistema de cruzamento de vigas, numa “solução relativamente clássica”. “Não conheço em detalhe o desenho dos pilares. No entanto, em alguns casos existe uma cinta de proteção dos pilares quando as pontes são metálicas”, sublinha.

No caso deste acidente, o professor da FEUP alerta ser necessário aguardar por mais pormenores antes de se tirarem conclusões precipitadas e lembra que os regulamentos para a construção de pontes preveem a capacidade dos pilares suportarem este tipo de embates.

No entanto, tendo sido a ponte de Baltimore construída nos anos 70, o professor diz que uma das variáveis a ter em conta poderá ser “o nível de exigência da altura”, que poderia ser menor do que o atual. Um fator que, diz, desconhecer.

“A carga que se considera para o embate tem aumentado cada vez mais nas últimas décadas. No entanto, desconheço qual era o valor nessa altura”, uma época em que "podia haver níveis de carga de embate relativamente moderados”. Nesse sentido, Pedro Pacheco coloca outra variável em jogo: o navio que chocou com o pilar poderia "ter uma carga superior ao que está previsto no regulamento”.

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