A+ / A-

Brasil supera dois milhões de casos de dengue e bate recorde histórico

22 mar, 2024 - 15:41 • Lusa

Há 628 mortes provocadas pela doença confirmadas e outros 1.042 óbitos em investigação.

A+ / A-

O Brasil ultrapassou a marca de dois milhões de casos de dengue em 2024, segundo os dados divulgados pelo Ministério da Saúde do país, um novo recorde, desde que existem registos.

O país soma 2.010.896 casos prováveis e confirmados desde janeiro. Há 628 mortes provocadas pela doença confirmadas e outros 1.042 óbitos em investigação.

Este número é o maior registado em toda a série histórica realizada pelo Ministério da Saúde, que recolhe dados desde 2000.

A dengue tem alta incidência no país, mas em 2024 os números de infeção têm batido recordes e, segundo as autoridades sanitárias brasileiras, o número de casos aumentou em razão da introdução de novas versões do vírus no país e o impacto das mudanças climáticas, acentuadas pelos efeitos do el Niño.

A taxa de letalidade quanto ao total de casos prováveis de dengue no país é de 0,03% nas 11 primeiras semanas desse ano. Quanto à taxa de letalidade de óbito relativa ao total de casos graves é de 3,86%.

Foram publicados 350 decretos municipais e 11 decretos estaduais de emergência por causa da dengue no Brasil.

O país iniciou uma campanha de vacinação contra a dengue em fevereiro com o imunizante japonês Qdenga, tornando-se o primeiro país do mundo a oferecer a vacina contra a dengue através do sistema público de saúde, embora o baixo número de doses disponíveis e a baixa procura esteja a limitar a aplicação.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Timbo Caspite
    22 mar, 2024 Lisboa 16:19
    Pudera... Lá o #presidengue só quer saber de viajar, roubar e iludir toda aquela gente com abóbora sabor picanha.

Destaques V+