Emissão Renascença | Ouvir Online

Ex-administrador de fortunas detido em Itália

21 out, 2013

Raoul Weil é procurado pela justiça dos Estados Unidos por ajudar 17 mil clientes do seu banco a esconder cerca de 14,6 mil milhões de euros em contas na Suíça.

Um ex-administrador do banco UBS, responsável pela área de gestão de grandes fortunas, foi detido em Itália e pode ser extraditado para os Estados Unidos, onde é procurado por, alegadamente, ter ajudado norte-americanos ricos a fugir ao fisco.

Raoul Weil, de nacionalidade suíça, foi preso no sábado, na cidade de Bolonha, no Norte de Itália, anunciou a polícia esta segunda-feira.

O ex-administrador de fortunas vai continuar detido em Itália até que o Ministério da Justiça decida sobre o pedido de extradição para os Estados Unidos. De acordo com fontes judiciais, não poderá sair em liberdade mediante o pagamento de uma caução.

Raoul Weil foi acusado nos Estados Unidos, em Novembro de 2008, de conspiração para ajudar 17 mil norte-americanos a esconder cerca de 14,6 mil milhões de euros em contas na Suíça e foi declarado fugitivo alguns meses.

Em 2009, o banco suíço UBS foi multado em 570 milhões de euros e aceitou entregar às autoridades norte-americanas o nome dos clientes com contas secretas.