Emissão Renascença | Ouvir Online

Políticas do Governo “estão a ter um efeito” no desemprego

12 jun, 2012

Ministro da Economia destaca diminuição do número de inscritos nos centros de emprego em Maio, em relação ao mês anterior, mas diz que ninguém pode ficar satisfeito.

O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, não está satisfeito com os números do desemprego, mas assinala a descida de um mês para o outro dos inscritos nos centros de emprego.

“Todas estas políticas estão a ter um efeito. Aliás, os números que hoje são publicados pelo IEFP [Instituto de Emprego e Formação Profissional] mostram que, pelo segundo mês consecutivo, houve uma diminuição do número de inscritos nos centros de emprego”, disse Álvaro Santos Pereira, esta terça-feira, no Parlamento.

O governante reconhece que o aumento do desemprego em relação ao ano passado “ainda é muito grande e isso não pode deixar ninguém satisfeito, pelo contrário”.

“Nós entendemos, assim como o PS também entende, que o desemprego é um combate de todos, é um combate dos partidos da maioria, dos partidos da oposição, dos parceiros sociais e de todos os portugueses”, sublinha Álvaro Santos Pereira.

O desemprego jovem subiu quase 30% desde Maio do ano passado. Os dados são do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e mostram também que o desemprego aumentou para todos os níveis de escolaridade, mas sobretudo para as pessoas com mais anos de escola e com cursos superiores.

Face a Maio de 2011, o número de inscritos subiu 21%, mas o ministro Santos Pereira prefere sublinhar a diminuição de 2,2% de um mês para o outro.