Emissão Renascença | Ouvir Online

“Universidades são palcos históricos de protestos”

27 fev, 2013

João Marecos repudia, no entanto, “manifestações que não sejam pacíficas”.

O presidente da Associação Académica da Universidade de Lisboa, João Marecos, lembra que as universidades são historicamente um importante palco de protestos.

A propósito dos protestos de alunos do ensino superior que têm decorrido nas últimas semanas por ocasião da visita de membros do Governo a diversas universidades, João Marecos lembra que as universidades são historicamente um importante palco de protestos.

“Os estudantes historicamente demonstraram-se sempre na vanguarda dos protestos políticos e outros e nesse sentido, agora, numa altura em que se retomam os protestos, crescem as vozes de indignação naturalmente estão também à frente deste movimento, sobretudo num momento em que a Educação sofre cortes drásticos e cada vez mais estudantes estão com dificuldades de acesso ao Ensino Superior e não têm acesso a bolsas”, disse.

Em declarações à Renascença, o presidente da Associação Académica da Universidade de Lisboa deixa claro que “repudia manifestações que não sejam pacíficas”.

Em relação à manifestação nacional de 2 de Março, João Marecos esclarece que a presença dos estudantes será a nível individual e não como corpo estudantil.