Emissão Renascença | Ouvir Online

Greve acabou em França mas há voos cancelados em Portugal

26 jun, 2014

TAP pretende normalizar a operação o mais rápido possível, depois de na última noite ter sido levantada a greve dos controladores aéreos em França. Na quarta-feira, a paralisação obrigou ao cancelamento de mais de 60 voos em Lisboa, Porto e Faro.

Pelo menos seis voos foram cancelados esta quinta-feira devido à acumulação de problemas causados pela greve de controlares aéreos franceses, cancelada na última noite.

Todos os voos tinham todos partida ou chegada ao aeroporto da Portela, em Lisboa, sendo cinco deles conduzidos pela TAP.

De acordo com informação divulgada no site da Ana-Aeroportos, três dos voos afectados deveriam chegar à capital portuguesa: um com origem em Zurique (às 8h10), outro vindo de Hamburgo (8h25) e o terceiro da Madeira (11h15).

Os restantes voos cancelados deveriam partir da Portela com destino à cidade da Praia (às 10h00), a Luanda (00h30) e a São Tomé (00h40).

Na quarta-feira, mais de 60 voos foram cancelados nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro devido à greve dos controladores de tráfego aéreo em França, que causou distúrbios em toda a Europa.

A paralisação, que deveria ter durado até domingo, foi “levantada” ao final da tarde de quarta-feira pelo sindicato que a convocou, o Unsa-CNIB, por considerar que “a gravidade e urgência da situação já foram exprimidas”.

A greve dos controladores aéreos de França foi convocada em protesto contra a falta de investimento na navegação aérea. A decisão do sindicato foi anunciada depois de um encontro com o secretário de Estado francês dos Transportes, em Paris.