Emissão Renascença | Ouvir Online

Maria Teresa Maia Gonzalez

"É rara a escola onde não me perguntam qual é a minha relação com Deus"

15 mar, 2013 • Ângela Roque

Escritora de livros juvenis garante que os mais novos gostam de falar sobre a fé e a religião. Apesar do receio inicial aceitou o desafio da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre e escreveu “Foi por Amor – uma Via Sacra para os jovens”.

"É rara a escola onde não me perguntam qual é a minha relação com Deus"
Habituada a escrever para os mais novos a escritora Maria Teresa Maia Gonzalez garante que os jovens gostam de falar sobre fé e religião: "É rara a escola onde vou onde não me perguntam a minha relação com Deus. Algumas pessoas pensam que isso é uma coisa a que os jovens não aderem, mas não é verdade".

A sua mais recente obra nasceu de um desafio da Ajuda à Igreja que Sofre. Lançado em plena Quaresma, o livro “Foi por Amor – uma Via Sacra para os jovens” pretende ajudar os mais novos a viverem melhor este período tão importante na vida dos cristãos, e inclui meditações do fundador da AIS, nos 100 anos do seu nascimento.

Para a própria autora foi uma descoberta: "Sabia pouco sobre o padre Werenfried, fiquei apaixonada pela figura daquele homem que fez imenso pela Igreja, tive imensa alegria em abraçar o projecto".

Maria Teresa diz que "apresentar Jesus é sempre fascinante, é um privilégio", mas admite que seria impossível abraçar um projecto destes se não fosse católica. O livro é "uma espécie de guião sobre a Via Sacra" e "apresenta a Cruz não apenas como instrumento de tortura, mas de salvação. Cristo salvou-nos pela Cruz, é essa a mensagem que quero deixar aos jovens", explica à Renascença.

Também Isabel Monteiro diz que foi "um privilégio e uma honra" ilustrar este livro. Desenhar cada estação da Via Sacra "envolveu muito tempo de pesquisa. Foi a minha Via Sacra artística", sublinha. Gostou de tudo o que desenhou e diz que "o mais difícil foi transmitir uma mensagem de amor para os jovens".

Será que para os jovens é importante ter esta ajuda da ilustração? Maria Teresa Maria Gonzalez garante que "este livro sem as imagens valeria menos de metade", porque "a arte tem essa capacidade de nos tocar. Eu gostei imenso do resultado final, acho que os jovens também vão gostar".

O livro "Foi por Amor - Via Sacra dos jovens com o padre Werenfried" foi editado pela fundação AIS. Vai ser apresentado dia 21 de Março, às 17h00, na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, por monsenhor Vitor Feytor Pinto, que assina o prefácio.

As receitas do livro vão reverter para os refugiados do conflito da Síria. Esta sexta-feira alguns jovens da paróquia de S. Jorge de Arroios vão seguir a Via Sacra por este livro. Vai ser às 19h30. As autoras também vão participar.