Emissão Renascença | Ouvir Online

Estremoz

Há um palácio que vai ter uma horta pedagógica

13 mai, 2013 • Rosário Silva

Investimento previsto é de dois milhões de euros. Projecto pode estar concluído a tempo do Verão.

O Palácio dos Marqueses de Praia e Monforte, em Estremoz, vai ser transformado numa ludoteca. A intervenção contempla ainda a construção de uma galeria de arte contemporânea e de uma horta pedagógica. 

O imóvel, que foi mandado construir por D. João V, já foi Paços do Concelho, mas está degradado. Com a ajuda dos fundos comunitários, a Câmara adquiriu o espaço para transformá-lo num novo equipamento cultural. O objectivo é dinamizar turisticamente a cidade.

"Todos os investimentos que recuperem o nosso património são importantes em qualquer época", justifica o presidente da Câmara de Estremoz. Luís Mourinha considera que investir é uma forma de contrariar a crise e sustenta que é responsabilidade do município "criar condições para que haja uma dinamização turística, a valorização cultural e a captação de investimento".

"Não podemos cair naquela tentação do estarmos em crise e não nos dedicamos a fazer nada. Nós estamos numa postura contrária, que é fazer o máximo nesta situação de crise", afirma. 

O investimento previsto para a realização das obras é de dois milhões de euros. Se tudo correr de acordo com o previsto, Estremoz passa a dispor de um novo espaço dedicado às artes e à cultura ainda este Verão.