Emissão Renascença | Ouvir Online

Morreu o jovem francês de extrema-esquerda atacado por neonazis

06 jun, 2013

Clément Méric foi agredido à saída de uma loja, tendo batido com a cabeça no passeio quando caiu. Várias pessoas foram detidas.

Foi declarada a morte cerebral do jovem francês que foi atacado na quarta-feira por elementos de extrema-direita e várias pessoas foram detidas por ligação ao ataque, informa a imprensa francesa.

Clément Méric era militante de extrema-esquerda e na quarta-feira envolveu-se numa discussão, numa loja de roupa, com três pessoas alegadamente pertencentes ao movimento "skinhead", de extrema-direita.

Os três terão abandonado a loja para procurar reforços e quando Méric saiu da loja foi agredido por várias pessoas, incluindo uma que tinha uma soqueira. Depois de agredido bateu com a cabeça no passeio, tendo sofrido lesões das quais não recuperou.

A morte de Méric levou a uma onda de trocas de acusações entre grupos de esquerda e de direita. Os grupos de esquerda acusam o movimento Jovens Nacionalistas Revolucionários de estar por detrás do ataque, mas o líder e fundador deste movimento nega e diz que quem começou a discussão terão sido provavelmente elementos de esquerda.

Também a Frente Nacional, liderada agora por Marine Le Pen, nega qualquer ligação ao caso.