Ministro anuncia investimento de 10 milhões para porto de Portimão

06 ago, 2013

Pires de Lima lembra a importância dos cruzeiros.

O ministro da Economia, António Pires de Lima, anunciou que vão ser investidos nos próximos quatro anos cerca de 10 milhões de euros no porto de Portimão.

Segundo Pires de Lima, as intervenções previstas permitirão ao porto de Portimão receber navios de cruzeiro de grande porte, actualmente impedidos de aceder à infra-estrutura por falta de desassoreamento dos canais de navegação e de um rebocador, embarcação usada no apoio às manobras dos navios.

De acordo com Pires de Lima, o investimento previsto para os portos de Portimão, de dez milhões de euros e para Faro, de cerca de quatro milhões de euros, vai ser feito ao abrigo da integração destes dois portos na Administração do Porto de Sines, processo que deverá estar concluído "muito em breve".

No caso do porto de Portimão está previsto o alargamento e aprofundamento do canal de navegação, o que irá possibilitar a recepção de navios de cruzeiro com mais de 300 metros de comprimento e com capacidade para cerca de 3.000 passageiros.

"Os 10 milhões de euros chegam para as obras que são necessárias e que estão previstas também com apoio comunitário [três milhões de euros] para dotar este porto de todas as capacidades do ponto de vista turístico, incluindo, obviamente, o rebocador", afirmou o ministro.