Emissão Renascença | Ouvir Online

Seguro quer que bancos paguem imposto sobre imóveis

11 set, 2013

O líder socialista defende, por outro lado, que as pessoas paguem menos IMI.

O secretário-geral do PS, António José Seguro, defende que os bancos e fundos imobiliários devem passar a pagar Imposto Municipal Sobre Imóveis (IMI) das casas que possuem, mas esse encargo deve ser reduzido para as famílias.

As casas, segundo o líder socialista, desvalorizaram nos últimos anos. No entanto, frisou, "as Finanças continuam a aplicar o IMI" como se o imóvel ainda valesse o mesmo, quando "já vale menos".

"Propomos que as Finanças atribuam o valor justo da casa", ou seja, que procedam a uma actualização do valor patrimonial, "de modo a que o imposto incida sobre o valor real da casa", defendeu.

Se isso for feito, "as pessoas vão pagar menos" e "o Estado também recebe menos", mas essa diferença tem que se "ir buscar aos donos dos fundos imobiliários, parte deles" são "propriedade dos bancos".

"Há muitos fundos em Portugal que são donos de casas", mas "pagam zero" de IMI, disse Seguro, sustentando: "É altura de os bancos também pagarem IMI sobre as suas casas, para fazerem justiça e para aliviarem as famílias".

O secretário-geral do PS discursava em Cuba, na terça-feira à noite, durante uma acção de apoio à candidatura de Ana Raquel Soudo, a cabeça-de-lista do PS às autárquicas neste concelho, cuja câmara é gerida pelo autarca socialista Francisco Orelha, que não se recandidata.