Emissão Renascença | Ouvir Online

Chuva, vento e ondas grandes pintam o país a amarelo e laranja

19 dez, 2013

A neve pode cair nos locais acima dos 1.500 metros, mas nas regiões do litoral oeste a temperatura mínima deve subir. Há seis barras encerradas.

Chuva, vento e ondas grandes pintam o país a amarelo e laranja
Toda a costa, de Norte a Sul do país, está sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à agitação marítima prevista para esta quinta-feira. Sob aviso amarelo estão quase todos os distritos do território continental, por causa dos períodos de chuva forte e granizo.

A excepção são os distritos de Bragança, Vila Real, Viseu e Guarda, que não têm qualquer aviso.

O aviso laranja vai prolongar-se até às 23h59, estando previstas ondas de noroeste com seis metros. Depois, das 00h00 de sexta-feira até sábado, o aviso passa a amarelo, com ondas previstas entre os 3,5 e os 4,5 metros.

O aviso relativo aos aguaceiros fortes de granizo vai estender-se até às 14h59. Prevê-se que as rajadas de vento atinjam os 75 quilómetros/hora entre as 12h00 e as 23h59.

O distrito de Faro também está sob aviso amarelo, devido à prevista agitação marítima e vento forte.

Para hoje, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado no continente, diminuindo gradualmente de nebulosidade, de Norte para Sul, a partir do início da manhã. Ainda períodos de chuva por vezes forte, passando a regime de aguaceiros, que podem ser fortes, de granizo e acompanhados de trovoada até ao início da tarde em especial no litoral Norte e Centro.

Está também prevista queda de neve acima dos 1.500 metros, descendo gradualmente a cota para os 800/1000 metros nas regiões Norte e Centro. O vento vai soprar fraco a moderado de sudoeste, soprando forte nas terras altas. Nas regiões do litoral oeste prevê-se subida da temperatura mínima.

No arquipélago dos Açores prevêem-se períodos de céu muito nublado com abertas, tornando-se encoberto, chuva fraca para o fim da tarde e vento tornando-se fresco a muito fresco, com rajadas até 65 km/h.

Para a Madeira, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, aguaceiros a partir da tarde, em especial nas vertentes norte da ilha, e vento fraco a moderado do quadrante norte, tornando-se moderado a forte para o final do dia.

Quanto às temperaturas, Lisboa deve chegar aos 15 graus, Porto e Braga aos 13, Évora, Beja, Coimbra e Leiria aos 14, Faro, Ponta Delgada e Santa Cruza das Flores aos 17, Angra do Heroísmo aos 16, Bragança e Guarda aos 8, Castelo Branco aos 12 e Funchal aos 22.


Seis barras encerradas e duas condicionadas
Estão fechadas à navegação, devido à agitação marítima, seis barras, enquanto outras duas estão condicionadas, segundo a Marinha Portuguesa.

Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde e S. Martinho do Porto têm as barras encerradas à navegação, por causa do estado do mar.

Os portos de Aveiro e da Figueira da Foz estão fechados a embarcações com comprimento inferior a 35 metros.

As restantes barras marítimas de Portugal continental e dos arquipélagos da Madeira e dos Açores encontram-se abertas, sem qualquer condicionamento.