Emissão Renascença | Ouvir Online

Complexo Paroquial de Mangualde faz 25 anos e inaugura lar de idosos

24 jul, 2012 • Liliana Carona

Instituição ajuda 48 idosos e sustenta parte da sua actividade com a venda dos famosos pastéis de feijão.  

O Complexo Paroquial de Mangualde faz hoje 25 anos de vida. Famoso pelos pastéis de feijão, acaba de inaugurar uma nova valência: um lar de idosos.

O Complexo Paroquial de Mangualde já tinha centro de dia, mas faltava um lar de idosos. O investimento, de mais de três milhões de euros, tem capacidade para 48 utentes, revela José Gonçalves da direcção: “Trata-se de um edifício com todas as infra-estruturas para a terceira idade, centro de dia, apoio domiciliário e lar de idosos. Já tínhamos centro de dia e apoio domiciliário, só não tínhamos lar de idosos e passamos agora a ter uma valência para 48 utentes”.

Uma valência há muito reclamada pelos utentes do complexo paroquial, assume José Gonçalves: “Para os utentes, sobretudo aqueles que passaram pelo centro de dia e pelo apoio domiciliário, era penoso irem para outra instituição. Estavam sempre a dizer que queriam ficar, e por isso fizemos esta valência.”

O complexo paroquial de Mangualde assinala os 25 anos de vida, com a inauguração do Lar Padre António Pinto Lobinho. Mas o que tem dado que falar é a famosa pastelaria do patronato, com os seus pastéis de feijão.

“Antigamente, chamava-se patronato. Tem muito mais de 25 anos, porque já existia anteriormente. Foi criado com o objectivo meio comercial mas também de apoio às pessoas, porque era uma forma de angariar fundos para prestar auxílio a pessoas com necessidades”, explica José Gonçalves.

Objectivo que ainda hoje permanece, vender os melhores pasteis de feijão para ajudar quem mais precisa.