Emissão Renascença | Ouvir Online

Papa preside a Consistório com seis novos cardeais

24 nov, 2012 • Aura Miguel

Mais recentes eleitores do colégio cardinalício são provenientes da Colômbia, Estados Unidos, Líbano, índia, Nigéria e Filipinas. O novo cardeal da Índia, com 53 anos de idade, passa a ser o eleitor mais jovem.

Papa preside a Consistório com seis novos cardeais
O Papa preside este sábado pela quinta vez a um Consistório público para a criação de seis cardeais, incluindo o patriarca libanês. O grupo inclui responsáveis de África, Ásia e América, sem a presença de europeus e com o mais jovem membro do colégio cardinalício.

A decisão do Papa apanhou todos de surpresa quando exactamente há um mês, no final da audiência geral de 24 de Outubro, Bento XVI anunciou seis novos cardeais.

Surpresa ainda maior quando nesta lista não há nenhum cardeal europeu nem nenhum membro da Cúria romana, facto que não acontecia desde o consistório de Março de 1925 no Pontificado de Pio XI.

Na origem deste Consistório surpresa pode estar o facto de Bento XVI ter decidido reequilibrar geograficamente o colégio cardinalício, uma vez que no de Fevereiro passado, a esmagador predominância foi de cardeais italianos e europeus.

Agora, é exactamente o contrário. Os novos cardeais são provenientes da Colômbia, Estados Unidos, Líbano, índia, Nigéria e Filipinas. O novo cardeal da Índia, com 53 anos de idade, passa a ser o eleitor mais jovem do colégio cardinalício. 

O Consistório começa às 10h00 no Vaticano.