UEFA

Málaga recorre de suspensão para o TAS

15 jan, 2013

Adversário do FC Porto nos "oitavos" da Champions foi afastado por um ano das competições europeias. Andaluzes argumentam cumprimento integral com as regras do "fair-play" financeiro.

Málaga recorre de suspensão para o TAS

O Málaga anunciou, esta terça-feira, que vai recorrer da sanção aplicada pela UEFA para o Tribunal Arbitral Desportivo (TAS). Em Dezembro último, a entidade que rege o futebol europeu impediu o clube espanhol de participar nas competições europeias por um ano.

"O Málaga insiste e reitera que cumpre todos os parâmetros exigidos pelas normas do fair-play financeiro", pode ler-se no comunicado emitido pelo emblema andaluz.

O adversário do FC Porto nos oitavos de final da Liga dos Campeões sustenta que, "fazendo uso dos seus direitos e com a intenção de demonstrar que cumpre com os requisitos, o clube vai recorrer da decisão nos prazos previstos".

Em causa dívidas a clubes, jogadores e fornecedores
A 21 de Dezembro de 2012, o Comité de Controlo Financeiro da UEFA decidiu excluir o Málaga e outros cinco clubes europeus da próxima participação em competições europeias, devido ao incumprimento das regras do "fair play" financeiro.

No caso do Málaga, a medida tem duas nuances. Se o clube espanhol se apurar para as competições europeias numa das próximas quatro épocas, fica suspenso por um ano - e a UEFA diz que não há como evitar este castigo. Por exemplo, se o Málaga se apurar para as provas da UEFA da época 2013/2014, não pode jogar na Europa. Na época seguinte, e caso se apure, já pode - mas há uma outra nuance neste ponto.