Emissão Renascença | Ouvir Online

Jovens com ideias inovadoras juntam-se no Porto para solucionar o futuro

27 out, 2012 • André Rodrigues

A primeira sessão do IdeaLab da Universidade Católica do Porto decorre durante todo o dia. Depois, de três em três meses, sempre ao sábado, o futuro vai estar em debate por empreendedores dos 16 aos 24 anos.

Um laboratório de ideias que junta jovens entre os 16 e os 24 anos. É o objectivo do ciclo de “workshops” da Universidade Católica do Porto que, através do contributo dos mais novos, pretende demonstrar como a tecnologia e o empreendedorismo podem ser a resposta para os problemas que a sociedade enfrenta.

São jovens em diferentes etapas do percurso académico e reúnem-se durante todo o dia para pensarem o futuro. São ao todo 22 e vão desde o secundário até mesmo alunos de mestrado. O IdeaLab da Universidade Católica é mesmo isso: um laboratório de ideias pensadas por jovens para incentivar o empreendedorismo.

“O objectivo é criar uma equipa de jovens, bastante diversificada em termos de idades e tipos de escolas que frequentam, que consiga encontrar soluções inovadoras e bastantes práticas”, explica à Renascença João Seabra, coordenador da iniciativa.

No final de cada sessão, que dura um dia inteiro, as ideias são apresentadas a um grupo de mentores seniores que ajudam a materializar a soma de todas as ideias. Na primeira sessão do IdeaLab da Católica do Porto, o objectivo é debater a importância das plataformas tecnológicas na melhoria do ensino.

A primeira sessão do IdeaLab da Universidade Católica do Porto decorre durante todo o dia de hoje. Depois, de três em três meses, sempre ao sábado, o futuro em debate por empreendedores dos 16 aos 24 anos na Universidade Católica do Porto.