Emissão Renascença | Ouvir Online

Málaga suspenso por um ano das competições europeias

21 dez, 2012

UEFA considera que o adversário do FC Porto não cumpriu as regras do "fair play" financeiro. Espanhóis arriscam ainda um segundo ano de exclusão. Pena é valida a partir da próxima época.

O Comité de Controlo Financeiro da UEFA decidiu excluir o Málaga e outros cinco clubes europeus da próxima participação em competições europeias, devido ao incumprimento das regras do "fair play" financeiro. Em causa estão dívidas a clubes, jogadores e fornecedores.
 
No caso do Málaga, a medida tem duas nuances. Se o clube espanhol se apurar para as competições europeias numa das próximas quatro épocas, fica suspenso por um ano - e a UEFA diz que não há como evitar este castigo. Por exemplo, se o Málaga se apurar para as provas da UEFA da época 2013/2014, não pode jogar na Europa. Na época seguinte, e caso se apure, já pode - mas há uma outra nuance neste ponto.

O emblema andaluz, que vai defrontar o FC Porto nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões deste ano, pode ser excluído das provas uefeiras por mais uma temporada caso não regularize as dívidas em causa até 31 de Março de 2013. Os espanhóis têm ainda que pagar uma multa acessória de 300 mil euros.

O Málaga considera que o castigo aplicado pela UEFA é totalmente "desproporcionado". De resto, o clube anuncia que vai recorrer da decisão. "As medidas que a UEFA pretende adotar são absolutamente desproporcionadas e injustificadas em relação à situação do clube", sustenta o Málaga, em comunicado.

O Hajduk Split, o Osijek, o Rapid Bucareste, o Dínamo Bucareste e o Partizan são os outros clubes excluídos pela UEFA por um ano. Caso regularizem as dívidas até 31 de Março de 2013, a suspensão é levantada.

[notícia actualizada às 17h47]