Emissão Renascença | Ouvir Online

Risco de cheias diminuiu durante a tarde

09 mar, 2013

Apesar disso ainda se mantêm submersas as estradas de Meias, a Municipal 1427 (Amieira) e a Municipal H (Rebolo), todas no concelho de Coruche, e um Parque de estacionamento, no concelho de Constância.

A Protecção Civil desceu de Amarelo para Azul o nível de alerta na bacia do Tejo, depois de os caudais dos rios Tejo e Sorraia terem diminuído gradualmente ao longo do dia, informou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.

"Verifica-se um desagravamento do nível de Alerta relativo ao Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo, passando para o nível Azul", informou o CDOS num comunicado em que justifica o fim do nível de alerta Amarelo com a descida gradual dos caudais dos rios Tejo e Sorraia.

De acordo com o ponto de situação avançado às 19h00 pelo CDOS, ao final do dia ainda se mantêm submersas as estradas de Meias, a Municipal 1427 (Amieira) e a Municipal H (Rebolo), todas no concelho de Coruche, e um Parque de estacionamento, no concelho de Constância.

A estas situações que se verificam desde manhã somou-se, durante a tarde, "uma ligeira submersão da estrada municipal 1456 (estrada do campo)" no concelho de Benavente, a qual se encontra no entanto, "ainda transitável", refere o comunicado do CDOS.

Para além das referidas, o CDOS não prevê a ocorrência de outras situações, mas, uma vez que "o pico de cheia continua a deslocar-se para jusante", reitera os conselhos para que as populações retirem das zonas normalmente inundáveis equipamentos agrícolas, industriais, viaturas, animais e outros bens para lugares seguros e não atravessem de carro ou a pé estradas ou zonas alagadas.