Emissão Renascença | Ouvir Online

Não houve acordo entre Estados Unidos e Rússia sobre Ucrânia

30 mar, 2014

Quatro horas de reunião em Paris não foram suficientes para um entendimento.

Os Estados Unidos e a Rússia não chegaram a acordo em relação à Ucrânia, mas mantêm a intenção de prosseguir com o diálogo e alcançar um “acordo diplomático”, disse o chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov.

Depois de um encontro de quatro horas, em Paris (França), com o seu homólogo norte-americano John Kerry, o chefe da diplomacia russa adiantou que os dois países apresentaram os seus planos para resolver a actual situação de conflito na Ucrânia, mas não chegaram a acordo em relação ao que a provocou.

Segundo Lavrov, a posição da Rússia é a de que o federalismo será a melhor solução para o país vizinho, tratando-se de “uma parte muito importante das reformas” constitucionais que devem ser feitas na Ucrânia.

Já John Kerry disse que a Rússia demonstrou intenção de apoiar a Ucrânia, mas lembrou que o aumento de tropas de Moscovo na região criou um clima de “medo e intimidação” .

O secretário de Estado norte-americano acrescentou que os ucranianos devem fazer parte das discussões. “Não há decisões sobre a Ucrânia sem a Ucrânia”.

A situação tem estado tensa entre Rússia e Ucrânia desde que Moscovo anexou a Crimeia, uma península que era integrante de Kiev.