A+ / A-

eua

Kevin McCarthy removido de presidente da Câmara dos Representantes

03 out, 2023 - 21:50 • João Malheiro

McCarthy foi removido por uma moção que contou com votos favoráveis do Partido Democrata e, mais notável, de oito dos Republicanos que compõem a maioria na câmara baixa do Congresso.

A+ / A-

O republicano Kevin McCarthy foi removido enquanto "speaker" - presidente - da Câmara dos Representantes do Congresso norte-americano.

Eleito a 7 de janeiro deste ano, McCarthy sai menos de nove meses depois, tornando-se o líder da câmara baixa norte-americana com o mandato mais curto desde 1876.

McCarthy foi removido por uma moção que contou com votos favoráveis do Partido Democrata e, mais notável, de oito dos Republicanos que compõem a maioria da Câmara dos Representantes.

A proposta foi, aliás, da iniciativa do Republicano da Flórida Matt Gaetz, ligado à ala mais extremista do partido, próxima de Donald Trump.

A moção foi aprovada com 216 votos a favor e 210 contra.

É a primeira vez que um "speaker" da Câmara dos Representantes deixa o lugar por ser removido devido a uma moção.

A câmara baixa do Congresso terá de eleger agora um novo líder, nas ainda não são conhecidos candidatos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+