A+ / A-

Cuba tem presos políticos, afirma conselheiro de Obama

21 mar, 2016 - 23:39

Presidente cubano, Raúl Castro, negou esta segunda-feira a existência de presos políticos na sua ilha.

A+ / A-

Veja também:


Cuba tem mesmo presos políticos e há listas com nomes, afirma um conselheiro do Presidente norte-americano, Barack Obama.

“Eu partilhei muitas destas listas com o Governo cubano durante dois anos e meio”, disse aos jornalistas Ben Rhodes, conselheiro de segurança nacional da Casa Branca.

O Presidente de Cuba foi confrontado esta segunda-feira com a questão dos presos políticos, numa conferência de imprensa conjunta com Barack Obama, que está de visita a Havana.

Raúl Castro desafiou o jornalista a apresentar-lhe uma lista de presos políticos e, se fosse verdade, seriam todos libertados.

"Dá-me a lista com o nome desses presos. Serão libertados até ao final do dia", declarou o líder cubano ao lado do seu homólogo norte-americano, depois de já ter pedido o fim do embargo e a devolução de Guantanamo.

O relatório 2015/2016 da Amnistia Internacional (AI), sobre o estado dos direitos humanos no mundo, denuncia “milhares de casos de assédio a críticos do Governo e de prisões e detenções arbitrárias”.

O motivo destas detenções prende-se com a tentativa de “exercerem seu direito à liberdade de expressão, associação, reunião e movimento”.

A Amnistia cita números da Comissão Cubana de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional (CCDHRN), que registou e documentou “mais de 8.600 detenções politicamente motivadas” de activistas e adversários do Governo dos irmãos Castro, durante o ano passado.

Sete momentos marcantes do discurso partilhado entre Obama e Castro
Sete momentos marcantes do discurso partilhado entre Obama e Castro
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • viva o comunismo
    22 mar, 2016 Santarém 22:11
    Ditadura e fascismo em Cuba, não isso não pode ser, perguntem lá à nossa camaradagem de esquerda , sobretudo ao senhor Jerónimo que ele logo vos explica como é democrática a ditadura do proletariado segundo eles dizem, comida pouca e contestação nenhuma e os chefes vão sempre afirmando que o Poder é do Povo.
  • Carlos Silva
    22 mar, 2016 Amora - Seixal 10:31
    Não acredito. O homem até pediu a lista para os libertar de imediato e ninguém lhe deu nomes!...
  • Zita
    22 mar, 2016 Lisboa 07:51
    Não faz mal, como é uma ditadura de esquerda está tudo bem! Os presos políticos só são uma coisa má em países da direita, as ditaduras de esquerda são boas, pelo menos será do ponto de vista dos nossos políticos de esquerda, que nunca se levantaram contra as verdadeiras atrocidades que se praticaram na Rússia, na china Coreia do norte etc, etc, essas são legítimas dirão eles. Eu penso que ditaduras, são isso mesmo, más por natureza, de esquerda ou de direita, revelam a falta de democracia, em que todos têm o direito de participar, e acima de tudo, o bem mais precioso que qualquer ser humano em sociedade pode dispor, a LIBERDADE, de expressão!

Destaques V+