A+ / A-

Japão

Maior produtor de chips do mundo anuncia segunda fábrica

29 jan, 2024 - 10:23 • Lusa

A Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) deverá fazer o anúncio formal em fevereiro.

A+ / A-

O ministro da Agricultura Japonês, Tetsushi Sakamoto disse durante uma visita à área no fim de semana que a unidade ficará também em Kumamoto, no sudoeste do Japão, onde a TSCM já está a construir uma primeira fábrica, com inauguração prevista para 2024.

A empresa de Taiwan e o conglomerado tecnológico japonês Sony vão formar uma parceria chamada Japan Advanced Semiconductor Manufacturing para administrar a fábrica, que vai produzir chips entre 22 e 28 nanómetros.

Um nanómetro é mil vezes mais pequeno que um milímetro.

A TSMC deverá fazer o anúncio formal em fevereiro, altura em que também anunciará o investimento, estimado em dois biliões de ienes (12,54 mil milhões de euros).

A empresa de Taiwan também está a construir nos Estados Unidos duas fábricas de 'wafer', uma fina fatia de material semicondutor, na qual microcircuitos são construídos.

Uma das fábricas inicia a produção em massa de chips de quatro nanómetros em 2024, enquanto a outra deverá arrancar em 2026 com a produção comercial de chips de três nanómetros, a tecnologia mais avançada da TSMC.

Taiwan é líder mundial na produção de 'chips' semicondutores, um componente essencial na produção de alta tecnologia, incluindo sistemas de inteligência artificial.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+