A+ / A-

PS disponível para fazer cedências sobre IRS mas PSD terá de "levar a sério" as suas propostas

16 mai, 2024 - 19:16 • Lusa

Pedro Nuno Santos disse que espera que o Grupo Parlamentar do PSD "esteja disposto para se aproximar do PS", salientando que foi a proposta dos socialistas que foi aprovada na generalidade no parlamento, e não a do Governo.

A+ / A-

O secretário-geral do PS afirmou esta quinta-feira que o partido está disposto para fazer cedências no IRS, mas salientou que, se o PSD quer um acordo, terá de "ter humildade" e "levar a sério" as propostas dos socialistas.

Em declarações aos jornalistas à chegada à Adega Regional de Colares, onde vai participar numa reunião do Conselho Estratégico Empresarial de Sintra, Pedro Nuno Santos foi questionado sobre a nova proposta feita pelo PSD e CDS sobre IRS, que reforça a descida das taxas nos 3.º e 4.º escalões.

Na resposta, Pedro Nuno Santos disse que espera que o Grupo Parlamentar do PSD "esteja disposto para se aproximar do PS", salientando que foi a proposta dos socialistas que foi aprovada na generalidade no parlamento, e não a do Governo, que "teve de baixar à especialidade sem votação".

"Por isso, é importante que haja humildade de ambas as partes: nós estamos disponíveis para fazer cedências, mas é muito importante que o PSD perceba que está muito longe da maioria absoluta e que tem mesmo de negociar no parlamento", defendeu.

Questionado se espera que as negociações sejam feitas com base na proposta do PS, e não na do PSD, Pedro Nuno Santos respondeu: "O PS também já fez uma nova proposta, está-se a partir do princípio de que o PSD fez uma proposta como se já não tivesse havido uma proposta do PS".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+