A+ / A-

Ministro da Defesa da Rússia realiza visita à frente de combate na Ucrânia

04 mar, 2023 - 13:55 • Lusa

Shoigu recebeu o relatório do comandante-chefe do grupo 'Leste', no sul de Donetsk, e de outros militares sobre a situação atual e as ações do Exército na área sob sua responsabilidade.

A+ / A-

O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, visitou um "posto de comando" na frente de batalha no leste da Ucrânia, divulgou este sábado o seu Ministério, quando é travada a batalha pela cidade de Bakhmut.

"O ministro da Defesa, general do Exército Sergei Shoigu, inspecionou uma das unidades do grupo 'Leste', no sul de Donetsk, durante as suas atividades na área da operação militar especial", refere o comunicado do Ministério da Defesa russo.

Shoigu recebeu o relatório do comandante-em-chefe do grupo, Rustam Muradov, e de outros militares sobre a situação atual e as ações do Exército na área sob sua responsabilidade, acrescentou o comunicado.

O Ministério divulgou um vídeo que mostra Shoigu em viagem de helicóptero, sem capacete ou colete à prova de balas, e a conversar com um soldado em frente a prédios danificados, sob a guarda de um outro militar.

Neste vídeo, também vemos o ministro a entregar medalhas aos soldados russos. A visita ocorre quando continua a luta feroz pelo controlo de Bakhmut, na região de Donetsk, uma localidade de limitado valor estratégico, mas que se tornou um símbolo porque os dois lados se enfrentam há meses.

Na sexta-feira, Yevgeny Prigozhin, responsável pelo grupo paramilitar Wagner e que está na linha de frente na batalha de Bakhmut, afirmou que a cidade estava "virtualmente cercada".

Prigozhin criticou fortemente, em várias ocasiões, o comando das forças regulares russas, acusando-o de não apoiar suficientemente os combatentes da Wagner.

No final de dezembro, Sergei Shoigu realizou duas destas visitas à área da "operação especial" na Ucrânia.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+