A+ / A-

Eurovisão

Eurovisão. Israel muda letra de canção para aligeirar tom político

03 mar, 2024 - 13:39 • Reuters

Presidente israelita pediu e a cadeia pública de radiodifusão israelita Kan acedeu pedir aos artistas alteração das letras.

A+ / A-

Israel concordou em rever a letra da sua potencial candidatura ao Festival Eurovisão da Canção, depois de os organizadores do concurso terem questionado os versos que pareciam fazer referência ao ataque do Hamas de 7 de outubro, disse a emissora pública israelita Kan no domingo.

A Eurovisão, que este ano se realizará de 7 a 11 de maio na cidade sueca de Malmo, apresenta-se como um evento não-político e pode desqualificar concorrentes que considere terem violado essa regra. A emissora Kan está encarregada de escolher a participação de Israel. A principal proposta israelita é "October Rain", interpretada pela solista Eden Golan.

De acordo com a letra divulgada pelos meios de comunicação social, e mais tarde confirmada por Kan, são incluídos versos como "Já não há ar para respirar" e "Eram todos bons filhos, cada um deles" - aparentes alusões às pessoas que se refugiaram em abrigos durante os ataques do Hamas de 7 de outubro em Israel.

Kan disse que pediu aos compositores de "October Rain" e do segundo finalista "Dance Forever" para reverem as suas letras, preservando ao mesmo tempo a sua liberdade artística. Em seguida, escolherá oficialmente a canção a enviar ao comité da Eurovisão.

A União Europeia de Radiodifusão, que organiza a Eurovisão e que já tinha dito anteriormente que estava a analisar as letras, não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da Reuters sobre a decisão de Kan.

A emissora israelita disse que concordou em fazer as alterações na sequência de um pedido do Presidente do país, Isaac Herzog. "O Presidente sublinhou que, neste momento em particular, quando aqueles que nos odeiam procuram afastar e boicotar o Estado de Israel em todos os palcos, Israel deve fazer soar a sua voz com orgulho e de cabeça erguida e erguer a sua bandeira em todos os fóruns mundiais, especialmente este ano", disse Kan.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa sta
    03 mar, 2024 Porto 21:41
    Muito bem, não têm que justificar a ninguém decisões desta natureza, sobre política externa está visto até onde querem ir, nada a fazer, têm de parar e deixar a guarda a outro, o Outro que vos deu destinção, existe e espera a vossa deixa, antes disso estão por vossa conta.
  • Joaquim Correto
    03 mar, 2024 Paços 19:26
    Se houvesse um pingo de decência, Israel seria proibido de participar Eurovisão!

Destaques V+