Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Sem apoio dos EUA vamos recuar", avisa Zelensky

29 mar, 2024 - 22:43 • Ricardo Vieira, com Reuters

Presidente ucraniano reforça apelo ao Congresso norte-americano para que desbloqueie pacote de ajuda militar.

A+ / A-

Se os Estados Unidos não desbloquearem ajuda militar a Ucrânia terá de retirar "em pequenos passos" da frente de combate com a Rússia, avisa o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

“Se não houver apoio dos EUA, significa que não temos defesa aérea, nem mísseis Patriot, nem bloqueadores para guerra eletrónica, nem munições de artilharia de 155 milímetros”, disse Zelensky ao jornal "Washington Post".

O Presidente ucraniano sublinha que, sem o armamento americano, “significa que iremos retroceder, recuar, passo a passo, em pequenos passos”.

"Estamos a tentar encontrar uma maneira de não recuar", garante.

Apesar dos apelos do Presidente Joe Biden, disputas entre republicanos e democratas estão a bloquearam a ajuda à Ucrânia no Congresso dos Estados Unidos.

Nas declarações ao "Washington Post", Volodymyr Zelensky diz que, com falta de munições, é preciso "fazer com menos" e isso significa "recuar, tornar a linha da frente mais pequena".

"Se quebrar, os russos podem chegar às grandes cidades", alerta o Presidente ucraniano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+