A+ / A-

Eleições a 9 de junho

Sondagem para as europeias coloca AD na frente do PS, mas em empate técnico

21 mai, 2024 - 22:01 • João Pedro Quesado

Diferença pequena mostrada pela sondagem da Universidade Católica para o Público e RTP significa que AD e PS podem eleger o mesmo número de deputados para o Parlamento Europeu.

A+ / A-

A AD e o PS estão em empate técnico mas, se as eleições europeias de 2024 fossem esta terça-feira, seria a Aliança Democrática que teria mais votos.

mais recente sondagem da Universidade Católica para a "RTP" e para o "Público" coloca o Chega longe, mas ainda isolado dos partidos mais pequenos.

Segundo as intenções de voto recolhidas pela sondagem do CESOP, o Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica, 22% votaria na AD e 20% no PS. Uma diferença que pode nem fazer com que a AD eleja mais um deputado ao Parlamento Europeu que os socialistas - depende das percentagens obtidas pelos partidos mais pequenos.

O Chega recolhe 11% das intenções de voto, a Il recolhe 4%, e seguem-se três partidos com 3%: Bloco de Esquerda, Livre e CDU. Tal como em muitas sondagens para as eleições legislativas, o PAN regista 1%.

18% dos 965 inquiridos declaram que não sabem em que votar, e 10% disseram que não vão votar. A sondagem foi realizada entre os dias 13 e 18 de maio, abrangendo os primeiros debates dos cabeças de lista para as eleições europeias.

Segundo a estimativa de resultados eleitorais, a diferença entre AD (31%) e PS (30%) é reduzida a um ponto percentual. O Chega regista 15%, a IL 6%, BE, Livre e CDU registam 5%, e o PAN continua com 1%.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+