A+ / A-

Centenas de baleias-piloto encalhadas na Austrália

21 set, 2022 - 11:10 • Redação com agências

A operação de resgate está em curso na costa da Tasmânia.

A+ / A-

Mais de 200 baleias-piloto, também conhecidas como golfinhos-piloto, foram encontradas, esta quarta-feira, encalhadas na costa oeste da Tasmânia, na Austrália.

De acordo com o Departamento de Recursos Naturais e Meio Ambiente da Tasmânia, o grupo de 230 cetáceos “encalhou perto do porto de Macquarie” e “pelo menos metade dos animais parece estar viva”.

Uma equipa do Programa de Conservação da Marinha procede, a esta altura, à operação de resgate das baleias.

David Midson, do Conselho do Costa Oeste apela às pessoas que se mantenham afastadas dos animais e lembra que se trata “de uma espécie protegida, mesmo, depois de mortas”.

O cientista marinho da Universidade de Griffith, Olaf Meynecke explica o sucedido com as alterações nas correntes oceânicas que podem estar a obrigar as baleias a procurarem comida em diferentes áreas.

“Quando fazem isso e não estão na melhor condição física podem levá-las a correr mais riscos e talvez aproximarem-se mais da costa”, explica.

Na segunda-feira, 14 cachalotes foram encontrados mortos na ilha de King, ao largo da costa norte da Tasmânia.

Em 2020, cerca de 470 baleias-piloto encalharam em bancos de areia na costa oeste da Tasmânia. Apesar dos esforços, mais de 300 animais acabaram por não resistir.
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+