A+ / A-

Blue Origin de Jeff Bezos lança a primeira tripulação ao limite do espaço desde 2022

19 mai, 2024 - 16:53 • Reuters

O foguete turístico da Blue Origin lançou este domingo seis passageiros ao limite do espaço pela primeira vez em quase dois anos, após um voo de teste não tripulado ter fracassado em 2022.

A+ / A-

A empresa espacial de Jeff Bezos, Blue Origin, lançou este domingo a sua primeira tripulação em quase dois anos, retomando o negócio do turismo espacial depois da aterragem do foguete suborbital New Shepard em 2022.

A bordo da cápsula no topo do foguete New Shepard da Blue Origin seguiram seis pessoas, que foram lançadas desde as remotas instalações de lançamento da empresa em Van Horn, no Texas.

O foguete separou-se da cápsula e a cápsula da tripulação subiu além dos limites da atmosfera da Terra, até aos 105,7 quilómetros.

A cápsula, em forma de goma, que transportava a tripulação, voltou à Terra, coroando uma breve missão que aumentou o número de astronautas particulares da Blue Origin para 37.

A tripulação do New Shepard incluiu Ed Dwight, de 90 anos, o primeiro candidato negro a treinar como astronauta - escolhido pelo ex-presidente dos EUA John Kennedy em 1961 -, mas que nunca tinha ido ao espaço.

Os outros passageiros, que incluem um investidor em capitais de risco, são clientes do negócio de turismo espacial da Blue Origin, com o lugar de Ed Dwight a ter sido patrocinado por uma organização sem fins lucrativos e por uma fundação privada.

Em setembro de 2022, o único foguete da Blue Origin, o New Shepard, sofreu uma falha a meio de um voo, durante uma missão de pesquisa não tripulada. A falha estrutural no bocal do motor do foguete, concluiu a empresa, forçou o fim da missão.

A Administração Federal de Aviação dos EUA, que supervisiona a segurança do local de lançamento e acidentes com foguetes comerciais, examinou a investigação da Blue Origin sobre a falha e exigiu que a empresa fizesse alterações ao projeto, incluindo um redesenho do motor e “mudanças organizacionais”.

New Shepard voltou a voar em dezembro de 2023 com uma missão não tripulada, transportando 33 cargas úteis de investigação até o limite do espaço.

A Blue Origin já voou com 37 astronautas particulares, incluindo em 2021 a estrela de “Star Trek” William Shatner, que tinha 90 anos e seis meses na época. O lançamento do New Shepard este domingo marcou a sétima missão tripulada da Blue Origin.

O VSS Unity da Virgin Galactic deve lançar sua sétima missão comercial no próximo mês, antes que a empresa interrompa seu programa de voos espaciais até 2026 para atualizar sua frota.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+