Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

IPMA

Chuva, vento, neve e agitação marítima forte no fim de semana

29 mar, 2024 - 23:29 • Lusa

Chuva pode ser acompanhada de trovoada e queda de granizo. O IPMA também prevê queda de neve nas serras da região Norte e na Serra da Estrela.

A+ / A-

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê chuva, vento, neve e agitação marítima forte neste fim de semana de Páscoa no continente, sendo que a Sul a precipitação vai diminuir a partir de domingo.

"Até ao domingo de Páscoa, dia 31 [de março], a precipitação continuará a ocorrer, diminuindo de intensidade e de frequência na região Sul a partir da tarde de domingo", refere o IPMA, em comunicado.

"Esta precipitação pode ser acompanhada de trovoada e queda de granizo, com maior probabilidade no dia 30", ou seja, no sábado.

O IPMA prevê queda de neve nas serras da região Norte e na Serra da Estrela.

"O vento será de oeste ou sudoeste, soprando por vezes forte no litoral e terras altas, em especial a partir da tarde de sábado, com rajadas até 65 quilómetros/hora e 75quilómetros/hora respetivamente", adianta o instituto.

Os valores de temperatura mínima "vão variar, de um modo geral, entre 6ºC e 11°C, sendo entre -3ºC e 6°C no interior Norte e Centro", sendo que a temperatura máxima vai oscilar entre 11ºC e 17°C, "sendo inferior a 10°C em alguns locais do interior Centro".

Na costa ocidental registar-se-á agitação marítima forte, "com ondas de noroeste com quatro a cinco metros", que "começará a diminuir gradualmente a partir da manhã de dia 30, mantendo-se ainda ondas de oeste ou noroeste com 3 a 3,5 metros até ao fim do dia 31, domingo de Páscoa".

O IPMA recorda que o estado do tempo em Portugal continental "continua a ser influenciado por ondulações frontais associadas a uma vasta região depressionária que se estende desde a Islândia até à região da Madeira, cujo um dos núcleos foi a depressão Nelson que, entretanto, se deslocou para nordeste".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+