A+ / A-

T-shirt com cores da bandeira ucraniana gera polémica nas redes sociais

13 mai, 2024 - 14:22 • Marta Pedreira Mixão

Na sua conta oficial da rede social X, o El Corte Inglés emitiu um comunicado, no qual refere que "lamenta ter ofendido algumas pessoas".

A+ / A-

O El Corte Inglés teve à venda uma t-shirt infantil, da marca Gocco, que apresentava um grafismo que se assemelhava à bandeira ucraniana - azul e amarelo - , mas com dois riscos vermelhos por cima em forma de cruz. A imagem gerou polémica nas redes sociais e a marca recebeu várias queixas através de comentários.

Na sua conta oficial da rede social X, o El Corte Inglés emitiu um comunicado, no qual refere que "lamentam ter ofendido algumas pessoas" e garante que "os desenhos da marca são realizados com muito carinho e respeito por todas as comunidades e países".

Os desenhos são criados seguindo os valores como a paixão pela moda, qualidade e família, sempre na tentativa de transmitir espontaneamente e a naturalidade de ser criança”.

"O El Corte Inglés e a Gocco lamentam ter ofendido algumas pessoas, sem ter essa intenção", lê-se ainda na publicação, que acrescenta que "a marca tem apresentado produtos similares aos do modelo, mas noutras cores".

Apesar da explicação, os utilizadores não ficaram convencidos e a publicação recebeu uma "community note" que refere que, "ao contrário do que está escrito, a marca não apresenta produtos semelhantes ao modelo polémico noutras cores". E acrescenta-se: "O único artigo com o mesmo desenho com a cruz tem o azul e amarelo trocados (bandeira invertida da Ucrânia)."

No site do El Corte Inglés, a t-shirt surge agora como "esgotada", enquanto o link para a t-shirt no site da Gocco remete para uma mensagem de erro.

O artigo, da autoria da marca espanhola Gocco, fazia parte da campanha da Semana da Internet, que apresentava várias peças com desconto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+