A+ / A-

IRS. Abaixo dos 10 euros, reembolsos não são feitos

16 abr, 2024 - 10:03 • Liliana Monteiro , João Malheiro

Tiago Caiado Guerreiro explica o Fisco não paga valores para os quais teria de ter gastos superiores para os processar. Dívidas até 25 euros também não têm de ser pagas.

A+ / A-

Os contribuintes que tiverem reembolsos de IRS abaixo de 10 euros não vão receber o montante. O esclarecimento é feito através do Portal das Finanças que explica que o limite mínimo para reembolso é de 10 euros.

Por isso, quem tenha direito a um montante de reembolso inferior, não o irá receber. Em contrapartida, quem deve até 25 euros também não tem de devolver o dinheiro ao Estado.

À Renascença, Tiago Caiado Guerreiro explica que tal está previsto na lei e o Fisco não paga valores para os quais teria de ter gastos superiores para os processar. O fiscalista refere que "a perda do benefício não é significativo, mas o custo que havia à administração e aos contribuintes seria elevado".

"Isto tem uma justificação, existe em quase todos os ordenamentos jurídicos e não levanta grandes problemas", acrescenta.

A lei também prevê que os contribuintes que têm de devolver dinheiro ao Fisco não sejam obrigadas a fazê-lo, desde que o valor não ultrapasse os 25 euros.

[Atualizada às 11h15]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+