A+ / A-

PJ ajuda a desmantelar maior rede de narcotráfico do Estreito de Gibraltar

16 abr, 2024 - 15:07 • Redação, com Lusa

A ação da PJ e das autoridades espanholas resultou na apreensão de 1,4 milhões de euros em dinheiro, três armas, 19 veículos, equipamentos informáticos e sistemas de comunicações.

A+ / A-

A Polícia Judiciária (PJ) integrou nos últimos dias numa operação internacional de combate ao tráfico de estupefacientes por via marítima, que visava desmantelar a maior rede de tráfico no Estreito de Gibraltar.

Em comunicado enviado à Renascença, a PJ adiantou que a operação denominada "Grajuela", em que foram efetuadas 24 buscas, culminou em 31 detenções e na apreensão de três armas de fogo, 1,4 milhões euros em dinheiro, 19 veículos topo de gama, sistemas de comunicações, sistemas informáticos e diverso equipamento informático.

"Na sequência das investigações desenvolvidas foi possível identificar o centro das operações deste grupo criminoso estruturado que se situava num luxuoso bairro de moradias perto da zona metropolitana de Lisboa, local de onde um histórico traficante de droga dirigia e coordenava todas as operações navais, dispondo para o efeito de um centro de operações equipado com as mais modernas tecnologias de comunicação", refere a nota divulgada.

A PJ informou também que a organização tinha uma média de oito a dez embarcações de alta velocidade em ação permanente no mar, bem como uma grande e vasta rede de pequenas embarcações, que utilizava para fornecer tudo o que precisava. Ademais, os seus membros dispunham ainda de "fortes medidas de segurança e auto-proteção, nomeadamente de meios avançados de transmissão de informação, tanto a nível individual como o utilizado nas comunicações navais."

Fonte oficial da PJ explicou ainda que o centro de operações identificado estava situado na zona da Costa da Caparica e que não há cidadãos portugueses entre os 31 detidos.

A alegada rede criminosa agora visada esteve na origem de uma das apreensões de droga mais volumosas feitas recentemente, na qual as autoridades apreenderam quatro toneladas de haxixe e 627 quilos de cocaína.

A investigação arrancou em maio do ano passado, depois da organização ter sido detetada a tentar recolher um carregamento de seis toneladas de cocaína de um submarino proveniente da América do Sul, que entretanto naufragou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+