A+ / A-

Portal das Matrículas disponível depois de nova falha

15 abr, 2024 - 22:09 • João Pedro Quesado , Fátima Casanova , Alexandre Abrantes Neves com Lusa

Primeiro dia de matrículas para o jardim de infância e o 1.º ano de escolaridade tem sido perturbado por problemas técnicos no site.

A+ / A-

O Portal das Matrículas está de novo disponível, depois de mais uma falha que impediu o acesso. As inscrições para o ensino pré-escolar e 1.º ano do ensino básico começaram esta segunda-feira, mas foram relatados vários problemas na plataforma ao longo do dia.

O portal esteve indisponível ao início da noite, mas a página voltou à normalidade pelas 23 horas.

A inscrição dos alunos que terminaram o 4.º ano começou na quinta-feira e tinha como prazo limite o dia 10 de julho, segunda-feira, mas a Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap) relatou que o Portal das Matrículas estava a bloquear a meio, não permitindo aos encarregados de educação concluir o processo.

Mariana Carvalho, presidente da Confap, disse à Lusa que houve pais que, perante os problemas e sabendo que há sempre uma sobrecarga nos primeiros dias, optaram por esperar até ao final do dia de hoje à noite, "quando há menos fluxo na internet".

Ao fim da tarde, fonte oficial do gabinete do Ministro da Educação, Ciência e Inovação disse à Renascença que os problemas se deviam a "um elevado número de acessos em simultâneo ao portal, que resulta em dificuldades por parte dos utilizadores", e declarou que "a situação encontra-se a ser acompanhada e monitorizada pelos serviços".

As matrículas são exigidas para os alunos que mudam de ciclo de ensino ou que pretendam mudar de escola, assim como para as primeiras matrículas no jardim de infância e no 1.º ano de escolaridade.

O Ministério da Educação relembrou que "o período de matrículas para a educação pré-escolar e para o 1.º ano de escolaridade decorre entre hoje, 15 de abril, e termina a 15 de maio".

[notícia atualizada às 23h16]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • serafim kimbacala
    15 abr, 2024 castelo branco 22:50
    meu comprimentos a todas, vim informar que queria fazer matricula para meus educadores,mais infelizmente a gente nao consegui fazer,se tem outra forma que a gente podemos fazer agradecia. bom dia

Destaques V+