A+ / A-

Hospital Curry Cabral faz primeiro transplante hepático com robótica na Europa

22 fev, 2024 - 11:48 • Lusa

Em 2023, foram realizados na ULS São José 118 transplantes hepáticos.

A+ / A-

O Hospital Curry Cabral realizou a 5 de fevereiro o primeiro transplante hepático com recurso a robótica na Europa a um doente com cirrose hepática, que já está em casa e em "franca recuperação", anunciou a instituição esta quinta-feira.

"A histórica intervenção cirúrgica" durou nove horas e foi liderada pelo diretor da Cirurgia Geral e da Unidade Hepato-Bilio-Pancreática, Hugo Pinto Marques, utilizando um sistema de quarta geração, o da Vinci XI, que é parte do primeiro Centro de Cirurgia Robótica em Portugal.

"O doente, um cidadão português de 51 anos de idade, diagnosticado com cirrose hepática, já teve alta, encontrando-se a convalescer em casa e em franca recuperação", adianta a Unidade Local de Saúde (ULS) São José, antigo Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central (CHULC).

Em 2023, foram realizados na ULS São José 118 transplantes hepáticos, sendo que, desde o final de 1992, ano em que ocorreu também no Hospital Curry Cabral a primeira intervenção daquele tipo em Portugal, o número de transplantes totaliza 2.700.

A cirurgia robótica no Serviço Nacional de Saúde foi iniciada no final de 2019, no então CHULC, e, no ano passado, foi adquirido um segundo sistema, permitindo à ULS ser pioneira na constituição de um Centro de Cirurgia Robótica em Portugal, instalado no Curry Cabral, um dos sete hospitais que constituem a ULS São José.

Em 2023, foram realizadas cerca de 500 intervenções robóticas no Hospital Curry Cabral, uma das sete unidades hospitalares da ULS São José.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+