A+ / A-

Pedro Nuno critica posição do presidente da AR e defende combate ao discurso xenófobo

18 mai, 2024 - 13:32 • Lusa

Na perspetiva do secretário-geral do PS, "o discurso xenófobo deve ser combatido, deve ser denunciado, não deve ser facilitado, não deve ser promovido, não deve ser estimulado".

A+ / A-

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, manifestou este sábado "muita preocupação" com a posição assumida pelo presidente da Assembleia da República (AR), José Aguiar-Branco (PSD), quanto ao que considera ser "um discurso xenófobo" do líder do Chega.

"Temos de combater o discurso de ódio, de discriminação, o discurso de xenofobia, que foi aquilo a que assistimos na casa da democracia: um discurso xenófobo", declarou Pedro Nuno Santos, em declarações aos jornalistas à chegada a uma ação de campanha eleitoral no Funchal, na ilha da Madeira, com os cabeça de lista do partido às eleições regionais de 26 de maio e europeias de 09 de junho, Paulo Cafôfo e Marta Temido, respetivamente.

Na sexta-feira, no parlamento, o líder do Chega, André Ventura, protagonizou um incidente ao questionar os 10 anos previstos para a construção do novo aeroporto, ao afirmar: "Podemos ser muito melhores que os turcos, que os chineses, que os albaneses, vamos ter um aeroporto em cinco anos".

"O aeroporto de Istambul foi construído e operacionalizado em cinco anos, os turcos não são propriamente conhecidos por ser o povo mais trabalhador do mundo", tinha começado por dizer Ventura, sob protestos de várias bancadas, com Aguiar-Branco a pedir para o deixarem continuar a sua intervenção porque "o deputado tem liberdade de expressão para se exprimir".

Na perspetiva do secretário-geral do PS, "o discurso xenófobo deve ser combatido, deve ser denunciado, não deve ser facilitado, não deve ser promovido, não deve ser estimulado".

"O PSD convenceu-se de que deixando o Chega usar do discurso xenófobo, racista, consegue anular ou não dar atenção mediática ao Chega. Ao discurso racista, ao discurso xenófobo, nós temos de dar combate, combate diário", defendeu Pedro Nuno Santos.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sara
    19 mai, 2024 Lisboa 05:00
    Hoje em dia, é tudo racismo e xenofobia quando convém , era bom é que tenham noção que um dos principais causadores de mau estar, são os brasileiros que muito dizem mal dos portugueses nas redes sociais e ninguém faz nada
  • EU
    18 mai, 2024 PORTUGAL 17:16
    Este Senhor, sinceramente, não sabe o que é viver num País LIVRE e DEMOCRÁTICO. Onde pode o Presidente da Assembleia da República CONDENAR algum Deputado que seja INDELICADO ou MAL EDUCADO quando usa da palavra? Este Senhor não tem INTELIGÊNCIA POLÍTICA para andar por aí a querer mostrar que É CORDEIRO, quando no fundo É UM LOBO. O presidente do Partido o Chega, está na Assembleia da República TÃO LEGITIMAMENTE como este Senhor ou QUALQUER outro Deputado. Mas o mais ENGRAÇADO é que este Senhor esteve SEMPRE CALADO enquanto andavam de LADO para LADO a tentarem LEGALIZAR o Chega. REPITO, fui o ÚNICO neste País que ALERTEI, para não dizer AVISEI, que André Ventura era PERIGOSO na política portuguesa. Agora está na Assembleia da República legitimado com a ARMA DO POVO, o VOTO.

Destaques V+