A+ / A-

GNR apreende 12,8 quilos de lapas em São Jorge e na Terceira

29 abr, 2024 - 18:59 • Lusa

Espécie, que foi devolvida ao habitat natural, encontra-se em período de defeso. Comando territorial "identificou três homens com idades compreendidas entre 39 anos e os 50 anos em dois momentos distintos".

A+ / A-

A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu 12,8 quilos de lapas nas ilhas São Jorge e Terceira, Açores, uma vez que aquela espécie, que foi devolvida ao habitat natural, encontra-se em período de defeso, foi hoje anunciado.

"O comando territorial dos Açores, através do posto territorial das Velas e da Praia da Vitória, nos dias 27 e 28 de abril, respetivamente, apreendeu 12,8 quilos de lapas e identificou três homens com idades compreendidas entre 39 anos e os 50 anos em dois momentos distintos", revela a GNR em comunicado.

A primeira apreensão aconteceu no sábado, durante uma operação de "prevenção e fiscalização do exercício de pesca lúdica", quando um homem de 39 anos estava na posse de 3,8 quilos de lapas.

No domingo, foram identificados dois homens de 40 e 50 anos que detinham nove quilos de lapas.

"Por se encontrarem em período de defeso, sendo proibida a sua captura das lapas, no período compreendido entre 01 de outubro e 31 de maio, as lapas foram apreendidas e devolvidas ao seu habitat natural", lê-se na nota de imprensa.

A GNR salienta que os "recursos marítimos devem ser explorados de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+