A+ / A-

NBA

Jokić ganhou pela terceira vez em quatro anos o prémio de MVP: "Enorme esforço coletivo que me põe nos holofotes"

09 mai, 2024 - 12:49 • Redação

Os outros finalistas do prémio eram Shai Gilgeous-Alexander (Oklahoma City Thunder) e Luka Doncic (Dallas Mavericks). O poste europeu Jokić colecionou 79 dos 99 votos dos jornalistas para o primeiro lugar.

A+ / A-

A NBA anunciou, nas últimas horas, os resultados do prémio mais desejado da liga de basquetebol norte-americana: Nikola Jokić (Denver Nuggets) venceu mais uma vez o título de MVP, ou jogador mais valioso.

Os outros finalistas eram Shai Gilgeous-Alexander (Oklahoma City Thunder) e Luka Doncic (Dallas Mavericks). O poste europeu Jokić colecionou 79 dos 99 votos dos jornalistas para o primeiro lugar. Shai ficou na segunda posição com 15 votos, enquanto Doncic fechou o pódio com apenas quatro votos.

Nikola Jokić junta-se agora a nomes como Larry Bird e Magic Johnson na lista de atletas que venceram três vezes este prémio. Acima deles estão LeBron James e Wilt Chamberlain, com quatro. Michael Jordan e Bill Russell ganharam o galardão em cinco ocasiões. O rei deste segmento é Kareem Abdul-Jabbar, uma lenda dos Lakers, que venceu seis vezes o título de MVP.

Nesta temporada, "Joker" teve médias de 26,4 pontos, 12,4 ressaltos e nove assistências por jogo, ajudando Denver a consolidar o segundo lugar da Conferência Oeste.

Em conferência de imprensa, o poste sérvio já reagiu a esta conquista: "Tenho de começar pelos meus companheiros de equipa. Sem eles, não posso fazer nada. Treinadores, jogadores, organização, equipa médica, treinadores de força, treinadores de desenvolvimento, é tudo um grande círculo. Não posso ser o que sou sem eles…"

E acrescentou: "É uma jornada, é um processo, tens de confiar nos teus colegas e os teus colegas confiarem em ti. É um enorme esforço coletivo que me põe nos holofotes". Para fechar, e já em tom de brincadeira, Jokic afirmou que lá mais à frente será "um avô fixe".

Neste momento, os Denver Nuggets competem na meia-final da Conferência Oeste, na qual perderam os dois primeiros jogos frente aos Minnesota Timberwolves. Tratando-se de uma eliminatória à melhor de sete, Jokic e companhia têm muito trabalho se quiserem reconquistar o título de campeões da NBA.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+