32,08%
8 Deputados
31,11%
7 Deputados
9,79%
2 Deputados
9,07%
2 Deputados
4,26%
1 Deputados
4,12%
1 Deputados
3,76%
0 Deputados
1,22%
0 Deputados
2,62%
0 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 63,46%
  • Votos Nulos: 0,77%
  • Votos em Branco: 1,20%

A+ / A-

​Mais de quatro mil refeições em três dias na festa de Natal da Comunidade Vida e Paz

21 dez, 2023 - 12:18 • Redação

Crescimento face a 2022, num momento em que as doações diminuem consideravelmente.

A+ / A-
Festa de Natal da Comunidade Vida e Paz, em 2023. Foto: DR
Festa de Natal da Comunidade Vida e Paz, em 2023. Foto: DR
Festa de Natal da Comunidade Vida e Paz, em 2023. Foto: DR
Festa de Natal da Comunidade Vida e Paz, em 2023. Foto: DR

A festa de Natal da Comunidade Vida e Paz (CVP) registou este ano mais pessoas do que em 2022. Foram 1.720 as pessoas que passaram pela Cantina Velha, da Universidade de Lisboa, durante o último fim de semana alargado.

O número revela um aumento de cerca de 36% face ao ano passado, aumento esse que a organização já esperava tendo em conta a "atual conjuntura do país e do número de pessoas apoiadas pela comunidade durante o ano", é dito em comunicado.

A área da alimentação foi a mais procurada pelas pessoas em situação de sem-abrigo ou em condição de vulnerabilidade social, registando-se cerca de quatro mil refeições que foram distribuídas ao longo das festividades.

Durante os três dias da Festa distribuíram-se cerca de dez mil peças de roupa, realizaram-se rastreios dentários, consultas médicas, rastreios cardiovasculares e ainda foram proporcionados banhos quentes.

Este crescimento registado na 35.ª edição da Festa de Natal da CVP verifica-se num momento em que as doações diminuíram "na ordem dos 30%", facto que preocupa os responsáveis da CVP. A diretora-geral da instituição, Renata Alves, diz que esta quebra nas doações constitui “um desafio muito grande”, podendo pôr em causa a continuidade dos apoios no próximo ano e não acompanhando o crescimento dos apoiados.

"O número de pessoas que sobrevivem nas ruas da cidade de Lisboa aumentou durante este ano cerca de 25%", acrescenta, por sua vez, o presidente da instituição, Horácio Félix. "O que não acompanhou esse crescimento foram os donativos. Depois de passar o Natal, é fundamental não esquecer que, mais do que nunca, precisamos de continuar a apoiar estas pessoas", alerta.

O número de voluntários a participar nesta iniciativa também registou um aumento, com quase mil a estarem presentes na iniciativa.

A Festa de Natal da CVP deste ano contou com a presença de vários convidados entre eles o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, mas também artistas como os D.A.M.A, João Só, Mónica Teotónio, António Zambujo, Fernando Pereira, Mico da Câmara Pereira, Tino de Rans e Luís Represas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+