A+ / A-

Descida do IRS. "Governo toma Portugal por parvo", acusa Mortágua

13 abr, 2024 - 18:54 • Ricardo Vieira

A coordenadora do BE considera que as únicas promessas do primeiro-ministro, Luís Montenegro, que são para “levar a sério” são aquelas destinadas aos patrões.

A+ / A-

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, acusa o novo Governo de “tomar Portugal por parvo” com a polémica em torno da redução do IRS.

“Luís Montenegro fez de parvos os jornalistas e os deputados. O Governo toma Portugal por parvo”, declarou Mariana Mortágua, este sábado, numa intervenção no final da Mesa Nacional do partido.

A coordenadora do BE considera que as únicas promessas do Governo do primeiro-ministro, Luís Montenegro, que são para “levar a sério” são as destinadas aos patrões.

“Entre todas as promessas de Montenegro ficamos a saber agora - e já desconfiávamos - as únicas que são para levar a sério são aquelas que a confederação dos patrões pôs no Programa de Governo, são as únicas que interessam, são as únicas para cumprir. Aí é que está a força do compromisso”, atirou Mariana Mortágua.

A líder bloquista considera que as “promessas feitas aos patrões e que estão no Programa de Governo batem certo com as premissas do projeto de modernidade da direita”.

“Premissa um: baixamos os impostos aos lucros, mais investimento, a economia cresce. Premissa dois: se liberalizarmos os setores estratégicos, os preços descem e o serviço melhora. A medida: abrir ao privado a ferrovia, as respostas sociais, escancaram a saúde ao negócio. Premissa três: se flexibilizamos a Lei Laboral, os salários e a produtividade aumentam. A medida: retirar da lei geral garantias sobre trabalho experimental, sobre os horários de trabalho, sobre a extinção do vínculo do trabalho”, acusou Mortágua.

O ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, esclareceu na sexta-feira que, afinal, a redução adicional do IRS vai rondar os 200 milhões e não 1.500 milhões de euros.

Em entrevista à RTP, Miranda Sarmento clarificou assim que os 1.500 milhões de euros de alívio no IRS referidos pelo primeiro-ministro esta quinta-feira, no início do debate do Programa de Governo, não vão somar-se aos cerca de 1.300 milhões de euros de redução do IRS inscritos no Orçamento do Estado para 2024 e já em vigor.

O Partido Socialista fala num "embuste" e vai avançar com um pedido de debate de urgência na Assembleia da República, a propósito da polémica com a redução do IRS, que terá a presença do ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento.

O Chega anunciou este sábado que vai pedir uma audição do ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças para esclarecer a polémica sobre a medida da AD para a redução do IRS.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel Ferraz
    15 abr, 2024 Vila Nova de Gaia 19:30
    Parvos somos os portugueses que aturamos estes políticos que nada sabem de finanças. Diziam que vinha aí a bazuca europeia e, nós perguntámos Onde pára esse dinheiro? Nós ajudámos um vai para a corrupção outro vai para projectos que terminam em estadias em hotel outro ainda não sabemos. Depois saem estas partidárias a quererem tapar oa olhos. Nós já sabemos à muito que a classe política é corrupta.

Destaques V+