A+ / A-

Ventura critica "chantagem política" de Montenegro e pede mudança de discurso

11 abr, 2024 - 16:37 • Diogo Camilo

Líder do Chega considera "inadmissível" que o Governo espere a aprovação do Programa de Governo sem "nenhuma conversa" e acusa o primeiro-ministro de querer "provocar uma crise política".

A+ / A-

O líder do Chega acusou esta quinta-feira Luís Montenegro de querer "provocar uma crise política" ao não ouvir o partido, criticando a “chantagem à oposição” e pedindo ao primeiro-ministro uma mudança do discurso.

Em jeito de ultimato, à margem do debate do Programa do Governo, André Ventura rejeita que o Chega vá servir de “suporte do Governo”, apelidando de “absolutamente irresponsável ou suicidária do ponto de vista político” a estratégia do PSD.

“É inadmissível que se chegue ao programa do Governo em que não houve nenhuma conversa - nem com o Chega, nem com o PS - e que se diga simplesmente: ou é assim ou não funciona”, afirmou, pedindo a Montenegro um sinal de que percebe que o evitar de um impasse não significa nada - “nem sobre o Orçamento do Estado, nem sobre a legislatura”.

Ventura deixa ainda as moções de confiança com Montenegro, mas afirma que o primeiro-ministro “não contribuiu para a confiança pública do Parlamento”. “Em democracia, quando não há maiorias, negoceia-se, cede-se e apresentam-se propostas alternativas. O Chega pode não obstaculizar o Programa de Governo, mas não se torna por isso uma muleta do Governo.”

"Queremos que Montenegro oiça as nossas palavras", voltou a pedir, anunciando a decisão "firmada" de não inviabilizar o Programa de Governo, permitindo que o Executivo entre em funções.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+